sábado, 6 de dezembro de 2008

Homem: animal racional ou irracional ?

Hoje decide falar sobre algumas experiências que tive esse período na minha faculdade. Experiências essas que gostaria de compartilhar com vocês! Meu professor de Criminologia (para alguns que ainda não sabem eu curso Direito) levou nossa turma para conhecer dois lugares que marcaram para mim, pois me fizeram refletir bastante e levantar alguns questionamentos. Nós conhecemos um presídio desativado, o São Leonardo, que está desativado há três anos e o Manicômio Judiciário.
Bom, sobre a primeira visita ao presídio, foi uma sensação horrível, pois apesar de não está funcionando, sentia o ar pesado daquele lugar e ficava imaginando como seria a vida num amontoado de pessoas, se naquele situação já era difícil respirar. Paredes riscadas, recortes de revistas, frases e até artigos de lei, ou seja, muitos sabiam dos seus direitos que não estavam sendo respeitados... celas pequenas com banheiros minúsculos...e muitas marcas de rebeliões, como incêndios...Até foi esse o motivo que resultou na desativação desse presídio. Realmente, fiquei chocada com tudo que eu vi e acho que todos deveriam ter a oportunidade de conhecer um lugar desse tipo, quem sabe não pensariam duas vezes antes de cometer um crime. Um fato curioso que o agente penitenciário nos contou, era que em horário de visita, todos os presos andavam de cabeça baixa porque não podia encarar a mulher de outro detento, se não era briga na certa. Regras que eles impõem lá dentro.
Mas o que mais me chocou foi a falta de estrutura de um lugar que deveria ressocializar, mas pelos contrário é uma "escola do crime". O dinheiro público sendo desviado descaradamente porque simplesmente " os homens do poder" andam em carros blindados e moram em casas com alto sistema de segurança... Mas nós pegamos ônibus ou até mesmos andamos de carro, mas sem nenhum tipo de proteção, e estamos a mercê de encontrar um indivíduo assim, que sai pior do que entra ou que não tem nenhum perspectiva de vida...
Ou será que no fundo, nós não acreditamos que o homem pode ser ressocializado? Afinal enquanto não investirmos nessa ressocialização, não poderemos exigir que tais pessoas saiam melhores desses lugares!
A segunda visita feita ao Manicômio Judiciário, lugar para onde vão as pessoas com problemas mentais que comentem delitos, também me causou repulsa...Falta de manutenção, máquinas quebradas, paredes com pintura desgastada...Mas o que mais me chocou é que tem uma ala onde ficam uns idosos, como num asilo...E a história de um especificamente mexeu comigo, lá estava ele numa cama deitado (cada um tem seu quarto com banheiro e tv,caso um familiar leve), e ficamos sabendo que esse senhor ganhava aproximadamente cinco mil reais e a filha ficava com o dinheiro dele, mandando de vez em quando algumas coisas...Eu sou uma pessoa emotiva, confesso e ao vê minha colega de sala chorando com a história relatada, meus olhos se encheram de lágrima e tive que me controlar pra não chorar (não gosto de chorar na frente dos outros)...Fiquei me perguntando como pode existir pessoas assim, capazes de fazer isso? Será que não lembram o que um dia seus pais fizeram, que você só está vivo por causa deles, e não é porque geraram você, mas adiantaria ter nascido e eles não cuidarem, dá de comer, banho e trocar sua fralda?...Será que você estaria vivo se não fosse isso?...E agora quando ele mais precisa de uma demonstração de amor, é bem mais fácil jogar em um lugar e pagar pra que cuidem dele...Um dia você também será idoso, mas não se preocupe seu filho terá aprendido a lição e saberá exatamente o que fazer com esse " estorvo"!
------------------------------------------------------------------------------------------------
Desculpa se utilizei palavras duras, estava precisando desabafar a revolta que senti! Certas atitudes me enojam!

8 comentários:

Dallas Diego disse...

Você nao tem que pedir desculpas a ninguem, o que acontece é a mais pura realidade...
Tem pessoas livres que são piores que esses infratores citados por você, a injustiça de muitos filhos sao muito piores que certos delitos.

Eu nao sou diferente de vc nesse aspecto, me emociono mesmo.

Ainda tenho a esperança de que isso tudo irá mudar!!

Bjs!!

Ah, e o prazer é meu de visitar seu blog e ler maravilhas como esta!!

D.Ramírez disse...

Tudo sempre existe os dois lados da moeda, o advogado que incrimina é o mesmo que defende...
Existem leis naturais da vida dificeis de explicar, mas servem para refletir ate onde o crime vale a pena. E conhecer os dois lado da história é que nos faz ver as indiferenças de ambos os lados. E com isso, tentar de certa forma sermos honestos consigo mesmo.
Besitos

LaLa! disse...

Poxa fico feliz de vc ter dito aquilo pra mim, e é claro que temos que curtir a vida

**Que bom que vc num vai esquecer do meo niver =D hihihi


bjos

LaLa! disse...

Olá flor tem um presentinho pra você lá no essência, passa la pra ver =D


bjos

Jéssica Trabuco disse...

As vezes acho que os homens são irracionais.
Vivemos em uma sociedade que cria um criminoso e depois o pune sem dar a ele direito algum...
Vivemos em um mundo onde os pais não são mais respeitados e santificados.
O que aconteceu?

Belo texto e belo blog! =)

(www.musicapoesiaeblablabla.wordpress.com)

LaLa! disse...

Poxa Flor valeu mesmo vc disse ttants coisas bonitas...
*.*
E ja te acc no orkut

bjos

ira disse...

Ola menina flor.
Voce é ave rara,isso costumo falar a poucos humanos que conheço com coraçao sensivel.
Não se desespere pelas visitas que fez a uma antiga casa de profissionais do crime,pois isso pulula no brasil,quando voce escuta que o governo tal vai erguer mais tantas penitenciáris para abrigar criminosos,ali está documentado por escrito a incopetencia governamental e humana.
Estou iniciando um blog,não tenho ideia sobre suas preferencias literárias,(pelo visto são da atualidade existencial do ser humano),se for assim sobre os atos e pensamentos humano,talvez se interesse.
Continue pensando e agindo grande em espírito, pensando (transcendentalmente),pois me parece que o humano atual simplesmente pensa só com o cerebro material e assim o estado evolucionário fica estacionado.
Se te interessar,de um pulo em--

http://homemanimalatual.blogspot.com

te aviso que estou começando a aprender a lidar com esta tecnologia da net,e que para mim que,ja vou em idade avançada é bem dificil,mas quero ir em frente.
Minha intenção é aprender e se possivel ensinar meus irmãos humanos,antes que a (vaca va para o brejo).
Menina flor,estude e estude muito,pois humanos iguais a voce em atos e pensamentos,é que farão a diferença entre os humanos nas proximas gerações.
Ao comentar no caso asilo,eu pensei na sorte que tenho,dois filhos bem orientados para o bem,destituidos de vaidade e ja bem espiritualizados,penso eu,tenho certeza que jamais me colocariam em um asilo para idosos e abandonado.

Prepare-ce menina flor,pois o futuro da humanidade é incerto e não sabido.

Fique em PAZ,a PAZ inerior pois esta o mundo não pode dar.

ira é homem e mais de 70,e quase bisavo.

um abraço

eduardo disse...

bom parabens pelo seu belo senso critico pelo seu dominio do portugues para tratar de um assunto tao polemico bom o que eu acho de tudo isso é o poder destroi uma pessoa quando uma pessoa sente o poder em suas maos ela pira. concondo com vc as pessoas deviam sim abrir os olho para a realidade mas oq acontece é que elas sao muito acomodadas ou seja irracionais pelo fato de que elas tem medo de abrir os olhos tem outro fator elas nao abrem os olhos por que elas sao ruins elas pensan assim se nao me faz bem eu nao vou me mexer. meus parabens novamente